segunda-feira, abril 23

Principais Características da Escola Nova

15. Principais Características da Escola Nova:


Teoria socialista–Gramsci A educação proposta por ele está centrada no valor do trabalho e na tarefa de superar as dicotomias existentes entre o fazer e o pensar, entre cultura erudita e cultura popular.Teorias crítico-reprodutivistas por diversos caminhos chegaram à seguinte conclusão:a escola está de tal forma condicionada pela sociedade dividida que, ao invés de democratizar,reproduz as diferenças sociais.

Teorias progressistas–Snyders Contra as pedagogias não-diretivas,defende o papel do professor,a quem atribui uma função política.Ressalta o caráter contraditório da escola,que pode desenvolver a contra-educação.Teorias antiautoritárias–Carl Rogers Visam antes de tudo colocar o aluno como centro do processo educativo, como sujeito,livrando-o do papel controlador do professor. O professor deve acompanhar o aluno sem dirigi-lo,o que significa dar condições para que ele desenvolva sua experiência e se estruture, por conta própria. O principal representante dessa teoria é Carl Rogers. Segundo ele, a própria relação entre as pessoas é que promove o crescimento de cada uma,ouseja, o ato educativo é relacional e não individual. 

Escola tecnicista 

Proposta consiste em:planejamento e organização racional da atividade pedagógica; operacionalização dos objetivos; parcelamento do trabalho, com especialização das funções;ensino por computador, telensino, procurando tornar a aprendizagem mais objetiva. 

Teorias construtivistas 

Piaget – segundo ele, à medida que a influência do meio altera o equilíbrio,a inteligência, que exerce função adaptativa por excelência, restabelece a auto-regulação. 

Vygotshy -Ao analisar os fenômenos da linguagem e do pensamento,busca compreendê-los dentro do processo sócio-histórico como "internalização das atividades socialmente enraizadas e historicamente desenvolvidas". Porém, a relação entre o sujeito que conhece e o mundo conhecido não é direto, mas se faz por mediação dos sistemas simbólicos



Nenhum comentário:

Postar um comentário