segunda-feira, abril 23

Principais Características da Escola Nova

15. Principais Características da Escola Nova:



Principais características da escola nova:

Teoria socialista–Gramsci A educação proposta por ele está centrada no valor do trabalho e na tarefa de superar as dicotomias existentes entre o fazer e o pensar, entre cultura erudita e cultura popular.Teorias crítico-reprodutivistas por diversos caminhos chegaram à seguinte conclusão:a escola está de tal forma condicionada pela sociedade dividida que, ao invés de democratizar,reproduz as diferenças sociais.

Teorias progressistas–Snyders Contra as pedagogias não-diretivas,defende o papel do professor,a quem atribui uma função política.Ressalta o caráter contraditório da escola,que pode desenvolver a contra-educação.Teorias antiautoritárias–Carl Rogers Visam antes de tudo colocar o aluno como centro do processo educativo, como sujeito,livrando-o do papel controlador do professor. O professor deve acompanhar o aluno sem dirigi-lo,o que significa dar condições para que ele desenvolva sua experiência e se estruture, por conta própria. O principal representante dessa teoria é Carl Rogers. Segundo ele, a própria relação entre as pessoas é que promove o crescimento de cada uma,ouseja, o ato educativo é relacional e não individual. 

Escola tecnicista 

Proposta consiste em:planejamento e organização racional da atividade pedagógica; operacionalização dos objetivos; parcelamento do trabalho, com especialização das funções;ensino por computador, telensino, procurando tornar a aprendizagem mais objetiva. 

Teorias construtivistas 

Piaget – segundo ele, à medida que a influência do meio altera o equilíbrio,a inteligência, que exerce função adaptativa por excelência, restabelece a auto-regulação. 

Vygotshy -Ao analisar os fenômenos da linguagem e do pensamento,busca compreendê-los dentro do processo sócio-histórico como "internalização das atividades socialmente enraizadas e historicamente desenvolvidas".Porém, a relação entre o sujeito que conhece e o mundo conhecido não é direto, mas se faz por mediação dos sistemas simbólicos

Um comentário:

  1. O movimento educacional denominado Escola Nova surgiu no início do século, em conseqüência da democratização e universalização do ensino, assim como do desenvolvimento das ciências auxiliares.

    Em sua fundamentação dois pontos se fazem ressaltar: a preparação do homem para a indagação e resolução de seus problemas e uma nova visão de como a criança aprende-agindo, experimentando e vivenciando.

    Um dos princípios fundamentais é a visão da criança como ser diferente do adulto, surgindo daí a compreensão das possibilidades e interesses diferentes de cada faixa etária, assim como da importância da atividade da criança, como meio básico da aprendizagem. A Escola Nova busca atingir seus objetivos educacionais utilizando recursos que refletem o momento pedagógico atual, mas incorporar a eles as contribuições que se mostravam válidas no tempo.

    Procura dar condições para que o conhecimento se desenvolva através de situações reais e concretas, e que a curiosidade se amplie pela oportunidade de estar com o objeto de estudo, de observá-lo, compará-lo e utilizá-lo criativamente.

    Dá ênfase as situações de jogo individual e grupal, pois acredita que o brincar favorece o enriquecimento da personalidade no plano motor, afetivo e social. Brincando a criança tem oportunidade de estar em contato com o outro, descobrindo-o como fonte de colaboração e prazer, mas também como aquele que vai impor a percepção de seus próprios limites.

    Dando o campo adequado para este agir e interagir criativo está certa de propiciar um ambiente estimulante, necessário para o desenvolvimento da criança como indivíduo e ser social.

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