19. A Educação no Terceiro Milênio
A explosão dos negócios mundiais, acompanhada pelo avanço tecnológico da crescente robotização e automação das empresas, nos faz antever profundas modificações no trabalho e, consequentemente, na educação. Na tentativa de incorporar os novos recursos, no entanto, a escola nem sempre tem obtido sucesso porque, muitas vezes, apenas adquire as novas máquinas sem, no entanto, conseguir alterar a tradição das aulas acadêmicas. Diante das transformações vertiginosas da alta tecnologia, que muda em pouco tempo os produtos e a maneira de produzi-los, criando umas profissões e extinguindo outras. Daí a necessidade de uma educação permanente, que permita a continuidade dos estudos, e portanto de acesso às informações, mediante uma auto-formação controlada.
A Educação no Terceiro milênio
- O modelo de escola tradicional mostra-se anacrônico.
- É preciso detectar com urgência os sintomas do mundo que emerge.
- Vimos que o séc. XX está marcado pela ênfase na ciência e na tecnologia, que transformando rapidamente os usos e costumes dos habitantes de todo o mundo.
- A CULTURA DA INFORMAÇÃO é a conseqüência da comunicação eletrônica.
- Esta CULTURA ALIENA E MASSIFICA, predominando o CONSUMO PASSIVO da informação sem crítica.
- Vivemos numa época que privilegia a imagem, e os meios audiovisuais nos bombardeiam com figuras atraentes e fragmentárias.
Paradigma da modernidade
Thomas KHUN: “Um paradigma é aquilo que os membros de uma comunidade científica compartilham e, inversamente, uma comunidade científica consiste em homens que partilham um paradigma”.
- Está nascendo o paradigma da modernidade:
- Valorização da subjetividade, garantia da autonomia do sujeito, tolerância religiosa, ética laica;
- Valorização da ciência como forma privilegiada de conhecimento;
- Formação do conceito de Estado representativo – oposto ao absolutismo;
- Economia de mercado livre...
O excesso de Regulação
- Cria-se a figura do incompetente, aquele que é leigo no assunto dominado pelo especialista. A conseqüência é a tecnocracia, ou seja, o expert decide, porque sabe, e os demais obedecem.
- Os acontecimentos do final do século XX têm provocado perplexidade e desorientação, sobretudo em pais e professores.
- Toda atitude NOSTÁLGICA é perigosa. Esse posicionamento (valorizar a “velha ordem”) gera violência, pois tenta enquadrar os jovens “desencaminhados” e reforça a falta de HUMILDADE para reconhecer o NOVO.
- O PÂNICO MORAL tenta combater os ALIENÍGENAS em sala de aula.
- “Quem são os alienígenas na sala de aula?????”
- O surgimento de um novo HOMEM depende da construção de NOVA(s) FORMA(s) de conhecimento e de poder.
- É preciso lembrar que a educação exige INTENCIONALIDADE e recusa o ESPONTANEÍSMO na ação.
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO
- Educar incorporando as novas técnicas e promover a capacidade de leitura crítica das IMAGENS e das informações transmitidas pela mídia.
- O LIVRO É IMPORTANTE, MAS...
OS NOVOS RECURSOS DA COMUNICAÇÃO
- A sociedade informatizada se caracteriza pela abundância de INFORMAÇÕES.
- Os computadores são, hoje, janelas para o mundo, possibilitando:
- Troca de arquivos;
- Acesso a bancos de dados internacionais;
- Divulgação de pesquisa, discussão dos mais variados temas...
- O importante é que os novos recursos (computador, televisão, vídeos) não sejam usados apenas como instrumentos, mas se tornem capazes de desencadear transformações ESTRUTURAIS na velha escola.
- Só assim, a função do professor poderá ser revitalizada, libertando-o do giz e da saliva...
INTERDISCIPLINARIDADE
- A abordagem HOLÍSTICA do conhecimento supõe a superação das disciplinas fragmentadas.
- Essa tendência à INTERPENETRAÇÃO existe até nas ciências modernas.
Bem resumido, gostei.
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